Destaque,  Geral

Grupo de artesanato Mãos Unidas trabalha em prol dos pacientes do HU/UFSC

Há cerca de cinco anos o grupo de artesanato Mãos Unidas é dedicado a doar amor através de seu trabalho. O grupo coordenado pela voluntária Varlene Barcelos (72), doa todos artesanatos para pacientes do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) e conta com a participação de doze voluntárias entre 50 e 78 anos de idade. Toalhas, bonecas de pano, bordados e bijuterias são alguns de seus produtos finais.

O grupo atua toda quinta-feira na sede da Associação Amigos do HU (AAHU). Em datas comemorativas as voluntárias fazem artesanatos especiais. No dia das crianças, por exemplo, são feitas lembrancinhas que são doadas às crianças da pediatria do Hospital. Além da doação de artesanatos durante o ano todo, no mês de dezembro ocorre uma feira no hall do HU, todo dinheiro arrecadado é destinado à AAHU. Os materiais utilizados na produção dos artesanatos são provenientes da doação de retalhos, botões, linhas, entre outros insumos.

“Unimos nossas mãos para oferecer conforto ao ser humano. É a maneira que encontramos de ajudar o próximo. Fazer o bem sem olhar a quem”, explica Varlene sobre a missão do grupo. A coordenadora faz parte da Associação há 17 anos, na qual entrou logo após o falecimento do marido. Varlene reconhece que envolvimento com o voluntariado a fez superar cada dia com o apoio das pessoas com que entrou em contato. “Deus me deu um caminho para renovar as esperanças”, completa.

Texto e fotos: Luna Mariah Zunino/Estagiária de jornalismo/AAHU/HU-UFSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *