RELATÓRIO DE ATIVIDADES – 2013 

 1 – APRESENTAÇÃO

 Cumprindo a missão estratégica de atuar em favor da comunidade usuária do Hospital Universitário da UFSC - HU, ao qual se dirige na busca de atendimento médico/hospitalar, a AAHU vem desenvolvendo ações de responsabilidade social em prol desta comunidade, para o que conta com a disponibilidade, trabalho e apoio imprescindível de voluntários.  É importante ressaltar que, na realidade, a AAHU tem dado sua contribuição em diversas áreas de atuação, inclusive fomentando oportunidades de trabalho e atuando como organização auxiliar no apoio espiritual a pacientes internados no HU e no acolhimento social aos respectivos acompanhantes. 

2 - ATIVIDADES

Na AAHU as atividades são executadas conforme a seguinte matriz organizacional:

2.1 – APOIO ADMINISTRATIVO

A AAHU conta com a seguinte estrutura de apoio administrativo:

FUNÇÃO

EFETIVO

LOTAÇÃO

Secretária

1

Administração

Auxiliar Administrativo

1

Administração

Auxiliar de Almoxarifado

2

Depósito

2.2 – COORDENADORIAS

A AAHU conta com as seguintes coordenadorias:

a) BRECHÓ: vendas de roupas e calçados semi-novos, doados por pessoas da comunidade.

b) MINI-BAZAR PERMANENTE: venda de sobras de produtos doados pela Receita Federal, após a realização de bazar.

c) TRABALHOS MANUAIS: confecção de produtos como bordados e artesanato em geral. Os referidos trabalhos são executados em Grupos de Lazer, com os acompanhantes na sala do Serviço de Acolhimento e com os pacientes em ambiente disponibilizado dentro do HU.

d) APOIO SOCIAL: visita de cunho social aos pacientes do HU. Este serviço é prestado semanalmente pelo grupo de Visitação Social.

e) APOIO ESPIRITUAL: visita de apoio espiritual aos pacientes do HU. Este serviço é prestado diariamente, em revezamento, pelos grupos:

  • Pastoral do Enfermo: equipe da Igreja Católica.
  • Capelania Evangélica: equipe de Igrejas Evangélicas.
  • Grupo Espírita: equipe de Grupo Espírita.

f) Capacitação: atividade junto aos voluntários voltada para a capacitação técnica e humana, preparando-os para o conjunto de competências próprias da AAHU.

Além destas Coordenadorias, a AAHU conta com um Serviço de Comunicação Institucional, cujo propósito é manter a força de trabalho voluntária e a comunidade informados dos acontecimentos intrínsecos às atividades da associação.

2.3 – EFETIVO DE VOLUNTÁRIOS

A AAHU, nesta data conta com um efetivo de 175 voluntários cadastrados, que atuam no regime de revezamento.

3 - PRESTAÇÃO DE CONTAS 2013 

3.1 – VISITAS HOSPITALARES

Um dos pilares de atuação da AAHU é o trabalho de visitação hospitalar. Durante o ano de 2013 foram realizadas cerca de 24.000 visitas a pacientes internados no HU.

Diariamente equipes de voluntários que vão ao encontro dos pacientes com o objetivo de:

  • Estar com o paciente
  • Dar atenção ao paciente
  • Ouvir o paciente

Nestas visitas, quando é manifestada alguma necessidade de caráter religioso, é feito o devido encaminhamento aos presbíteros que cuidam da assistência espiritual.

Quando a necessidade é de ordem material, esta é encaminhada à Direção ou ao Serviço Social do HU para providências.

3.2 – SERVIÇO DE ACOLHIMENTO

Este serviço é realizado no âmbito externo do HU e tem por finalidade acolher o paciente e/ou acompanhante nas dependências da AAHU onde lhe é oferecido um ótimo local para descansar, enquanto aguarda atendimento no hospital, ou retorno para sua cidade.

O paciente e/ou acompanhante usufrui de um ambiente climatizado, onde tem televisão e banheiro e lhe é servido um gostoso cafezinho, gratuitamente.

Durante o ano de 2013 passaram pelo serviço de acolhimento da AAHU 11.000 (onze mil) pessoas oriundas dos mais diferentes municípios do estado de Santa Catarina.

O custo do Serviço de Acolhimento em 2013 no tocante à aquisição de mantimentos para servir aos acolhidos foi de R$ 6.877,30 (seis mil, oitocentos e oitenta e sete reais e trinta centavos), valor este assumido inteiramente pela AAHU.

3.3 – CAPACITAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

No segundo semestre de 2013 (dias 8 e 9 de julho) foi realizado o curso de capacitação de novos voluntários, tendo-se como resultado a inclusão de 20 novos colaboradores para os serviços prestados pela AAHU.

3.4 – XIV CONGRESSO ECUMÊNICO BRASILEIRO DE ASSISTENCIAL ESPIRITUAL HOSPITALAR

Os voluntários da AAHU participa­ram, entre os dias 21 e 23 de outubro, do XIV Congresso Ecumênico Brasileiro de As­sistência Espiritual Hospitalar realizado em Curitiba-PR.

O referido congresso foi organizado pela Associação Cristã de Assisten­tes Espirituais Hospitalares do Brasil – ACAEHB.  Nos três dias de encontro, 21 voluntá­rios da AAHU aperfeiçoaram sua formação como integrantes de grupos de visitação através de palestras e oficinas que tra­taram de questões como doen­ças terminais, luto, bioética e o lugar do assistente espiritual no hospital.

3.5 – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

No programa de Educação Continuada mantido pela AAHU, em 2013 foram realizadas duas  palestras aos voluntários e à comunidade abordando os seguintes assuntos:

 O SENTIDO DO SOFRIMENTO A PARTIR DO LIVRO DE JÓ 

Palestrante: Prof. Celso Loraschi

Data: 10/10/13

Local: Auditório do HU

• DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Palestrante: Profª. Drª. Ana Maria Nunes de Faria Stamm e acadêmicos do Curso de Medicina da UFSC

Data 12/11/13

Local: Auditório do HU

3.6 – DOAÇÕES PARA O HU

Em 2013, as doações materiais para o HU totalizaram a importância de R$ 475.977,26 (quatrocentos e setenta e cinco mil, novecentos e setenta e sete reais e vinte e seis centavos), envolvendo materiais e móveis, aquisição de medicamentos para pacientes carentes solicitado pelo Serviço Social,  manutenção de instalações e aquisição de equipamentos médico-hospitalares.

 4 - FONTES DE RECURSOS

Os recursos financeiros obtidos pela AAHU para manutenção de suas atividades tem origem nas mensalidades dos associados, vendas de bazar, com produtos doados pela Receita Federal e vendas de produtos recebidos em doação no Brechó Beneficente.

5 - PROJETOS PARA 2014

Para 2014, as demandas materiais até então especificadas pela Direção do HU estão identificadas em projetos para as seguintes áreas:

a)    REFORMA DA LAVANDERIA.

b)   CLIMATIZAÇÃO DO SETOR DE NEONATOLOGIA.

c)    ADEQUAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO PARA IMPLANTAR UM SOLARIUM AOS PACIENTES.

d)   CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE OBRAS CIVIS JUNTO AOS SETORES DE RADIOLOGIA, PRONTUÁRIO DO PACIENTE E SERVIÇO SOCIAL.

e)    PESQUISA E ANÁLISE DE SISTEMAS DE GESTÃO DE CASAS DE APOIO EXISTENTES NO PAÍS, VISANDO LEVANTAR SUBSÍDIOS PARA AUXILIEM NA DECISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE APOIO PARA ACOLHER OS ACOMPANHANTES DE PACIENTES EM TRÂNSITO PELO HU PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.

f)    ESTUDO DA VIABILIDADE DE CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE VOLUNTÁRIOS PARA APOIO SOCIAL E ESPIRITUAL JUNTO AOS ACOMPANHANTES DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA – UTI.

 

6 - AGRADECIMENTOS

 Finalizando, reiteramos os nossos agradecimentos a todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que o ano de 2013 colaboraram com a AAHU, efetuando doações, em especial à Receita Federal, bem como à nossa valiosa equipe de voluntários, pelo incansável trabalho visando oferecer acolhida humanizada aos pacientes que procuram tratamento médico/hospitalar no HU.

Florianópolis, 11 de março de 2014.

                                   Pedro Camacho dos Santos

                        Diretor Presidente